Fases Lunares

 

O Ciclo Lunar, que tem duração de 29,5 dias, possui fases intermediárias. Em nossos calendários, essas fases são desconsideradas e, por conta disso, muitos sequer as conhecem. Mas, como ganhamos nosso nome de uma das fases lunares, vamos explicar cada uma delas e suas influências em nossas vidas!

 

Fases Lunares

 

Uma coisa que talvez você não saiba, é como reconhecer a fase da Lua só de olhar para ela.
Ao procurar na net pelas fases lunares, muitas vezes vemos imagens traduzidas. O problema dessas imagens é que elas são relacionadas ao modo como o hemisfério norte vê a Lua, que é diferente de como a vemos aqui no Brasil. As únicas fases visualmente iguais são a Cheia e a Nova. Nas outras fases, vemos o contrário deles.
Mas como reconhecer a fase atual? Pra nós no Brasil, a Lua Crescente tem formato de C e a Minguante (ou Decrescente), forma um D no céu. Fácil, não é? Mas, na dúvida, aqui no nosso site, temos a Lua atual no rodapé de todas as páginas e ainda um mini-calendário com as próximas Luas do mês!

1º Dia do Ciclo Lunar - Lua Nova

Lua Nova
Quando predomina a escuridão no céu. A Lua Nova tem duração aproximada de 3 dias. A Lua, durante essa fase, nascerá entre 3 e 6 horas da manhã. Nesse período, vemos o que muitos chamam de lado oculto da Lua. É o período de plantio de novas sementes, sejam elas de plantas ou novos projetos. Essa é uma época de de introspecção, de preparação para o ciclo que se inicia.
 

4º Dia do Ciclo Lunar - Lua Crescente Côncava ou Lua Emergente

Lua Emergente
Essa fase da Lua é uma das que chamamos de Intermediárias. Tem duração de aproximadamente 6 dias e a Lua nasce logo depois dos primeiros raios de sol manutino. Muitos a chamam, erroneamente, de crescente. Esse período é considerado um tempo de manifestações. Os brotos das sementes plantadas na fase anterior começam a aparecer. Devemos usar esse momento para arrancar as plantas que não se desenvolveram e desistir ou alterar os planos que criamos na fase anterior, para que assim, somente aqueles que tem real chance permaneçam e, com isso, possamos gastar nossa energia com o que realmente valerá a pena.
 

10º Dia do Ciclo Lunar - Lua Crescente ou Lua Quarto Crescente

Lua Crescente
A verdadeira Lua Crescente ou meia-lua, tem duração de apenas um dia. Com 50% de sua superfície iluminada, ela nasce por volta do meio dia. Nessa fase, estamos no estágio do crescimento. Nosso planos criaram raízes e nossas plantas começam a ganhar folhagem. Nesse momento, sentimos a necessidade de ação, de trabalhar pra alcançarmos os objetivos iniciados nas fases anteriores.
 

11º Dia do Ciclo Lunar - Lua Crescente Convexa ou Lua Quarto Gibosa

Lua Convexa
Com uma duração de aproximadamente 5 dias, essa fase, também considerada Intermediária, tem a Lua nascendo no período da tarde, sempre antes do por do sol. Nesse período, vemos os obstáculos que ocorrem logo antes da plenitude. Algumas vezes, precisamos abrir mão de algumas exigências de nossos planos para que eles continuem a se desenvolver e ter paciência e cuidado para não acabarmos desanimando deles nesse período.
 

16º Dia do Ciclo Lunar - Lua Cheia

Lua Cheia
A fase em que a Lua chega a seu auge dura cerca de 3 dias e seu nascimento, nesse período acontece logo após o por do sol. Tendo alcançado sua plenitude luminosa, essa fase possui um aumento sensível do campo magnético do astro, influenciando fortemente os seres vivos. Não há como crescer mais. Os projetos estão em seu auge e, se não percebemos sua realização, é porque não serão alcançados ainda nesse ciclo. Devemos cuidar para não ficarmos frustados demais se isso acontecer. Essa é uma fase de potencial máximo, então, tire proveito disso.
 

19º Dia do Ciclo Lunar - Lua Disseminadora, Lua Minguante Convexa ou Lua Gibosa

Lua Disseminadora
Aqui a Lua começa a perder seu brilho, nessa fase intermediária, que dura aproximadamente 5 dias, ela nasce no início da noite. É uma fase de revisão do que houve na fase anterior, gerando alegria ou tristeza, dependendo do resultado alcançado. Olhamos para nossos planos, em busca do próximo passo. As plantas, assim como nossos projetos, estão dando seus frutos, que devem ser colhidos sem demora para que não apodreçam. Devemos colher o que semeamos e assumir os frutos, independentemente de estarmos satisfeitos ou não.
 

24º Dia do Ciclo Lunar - Lua Minguante ou Lua Quarto Minguante

Lua Minguante
Assim como a Lua Crescente, essa fase dura somente 1 dia. Nascendo por volta da meia-noite, representa o acerto de contas. As recompensas, boas e ruins chegam nesse período pós colheita. Prazos terminados e tarefas cumpridas. Procurando descobrir o que fizemos de certo ou errado, devemos aceitar a morte ou o florescimento das sementes plantadas na Lua Nova e encarar o ciclo como algo natural e inevitável. Portanto é hora de se preparar para limpar o terreno para novas sementes.
 

25º Dia do Ciclo Lunar - Lua Balsâmica ou Lua Minguante Côncava

Lua Balsâmica
Nessa fase final, a Lua perde seu brilho. Com duração de cerca de 6 dias e nascendo no meio da noite, essa fase intermediária inclui o período que chamamos de Lua Negra, que ocorre 3 dias antes da Lua Nova. É o último estágio antes do novo ciclo e é considerado um período em que nos retraímos, procurando renovar nossas energias. O solo deve ser limpo, assim como nossa mente. Buscar a escuridão e a solidão da Lua Negra para escutar nosso interior e aproveitar para nos curarmos para que possamos iniciar o novo ciclo preparados.
 

Fonte: Equipe Interlunium