Muito se fala da tal Lua Azul. Mas o que vem a ser esta que é a Lua Especial mais conhecida do público em geral?

 

A Lua Azul só passou a ser percebida pela humanidade quando as primeiras comunidades deixaram de seguir o calendário lunar (em que cada mês tem a duração de um ciclo lunar que possui, em média, 28 dias), passando a seguir os calendários solares, com meses de, em média, 30 dias. Acredita-se que os egípcios foram um dos primeiros povos a tratar essa lua como algo especial.

 

A Lua Azul ocorre quando, num único mês solar, temos uma segunda Lua Cheia. Esta situação ocorre, aproximadamente, a cada 2 anos e 7 meses.

 

Como a Lua Cheia é considerada uma fase de abundância e recompensa pelo que foi plantado nas Luas Nova e Crescente, é fácil imaginar porque uma segunda Lua Cheia no mês seja um bom presságio. Além disso, ela é vista como "um tempo entre os tempos", pelo fato de estar no mesmo mês que uma outra Lua Cheia. Sendo, portanto, também mais poderosa, do ponto de vista espiritual. Diz-se que, nesse período, assim como em Samhain, o mundo espiritual está mais acessível e, pedidos feitos nessa Lua são respondidos mais prontamente e de maneira mais forte, dando a entender que a máxima "cuidado com o que desejas" é mais verdadeira durante a Lua Azul.

 

Esta Lua é regida pela Matriarca da 13ª Lunação, "aquela que se torna a visão", mãe das mudanças e ciclos de transformação. É por meio dela que aprendemos que devemos seguir nosso caminho, sem nos deixar atrapalhar por ilusões. Bem como cuidar para alcançarmos nosso destino e evoluirmos como pessoas.

 

Abaixo, um exemplo de calendário com a Lua Azul, ocorrida em Julho de 2015!

 

Calendário Lua Azul


Fonte: Equipe Interlunium